A DIOCESE

mapa-regiao2A Diocese de Catanduva é uma divisão territorial da Igreja Católica do Estado de São Paulo.

Foi criada em 09 de fevereiro de 2000 pelo Papa João Paulo II. O processo de criação teve início a 06 de julho de 1999, quando foi entregue simultaneamente, na Nunciatura Apostólica no Brasil, em Brasília, e na Congregação para os Bispos, no Vaticano, o documento/pedido de criação da nova Diocese. Este pedido contou com a colaboração das Dioceses de São José do Rio Preto, São Carlos e Jaboticabal. Também teve a participação de presbíteros e leigos de Catanduva.
Neste documento consta o pedido de ereção assinado por Dom Orani João Tempesta, então bispo diocesano de São José do Rio Preto, e dos presbíteros da nova Diocese.
Seus territórios foram desmembrados das Dioceses de São José do Rio Preto, São Carlos e Jaboticabal e está inserida no Noroeste do Estado de São Paulo, que constitui o Regional Sul I da CNBB.
Dentro do Regional Sul I, a Diocese de Catanduva pertence à Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, que está subdivida em duas áreas de trabalho: o RP1, constituído pela Arquidiocese de Ribeirão Preto, pelas Dioceses de Jaboticabal, Franca e São João da Boa Vista; e o RP2, constituído pelas Dioceses de Catanduva, São José Rio Preto, Jales e Barretos
É composta de 17 municípios e 8 distritos, perfazendo uma área de 4.601,1 km2; 32 paróquias e uma quase paróquia; 39 padres diocesanos, 2 padres regulares, 1 Congregação e 1 Instituto masculino; 4 Congregações e Institutos femininos.

Seu território está organizado em quatro Regiões Pastorais.

De acordo com o censo do IBGE 2010, tem uma população estimada de 283.891 habitantes.

Dados religiosos conforme o senso:

Católicos:___________219.745
Evangélicos:_________41.206
Não cristãos:_________22.940

O primeiro bispo foi D. Antonio Celso de Queiroz. A cerimônia de posse ocorreu na cidade de Catanduva às 16h00 do dia 25 de março de 2000, na Catedral/Santuário Nossa Senhora Aparecida. Ficou no governo de 2000 a 2010. Tornou-se emérito no ano de 2009.
O Segundo bispo é D. Otacílio Luziano da Silva, do clero diocesano da Diocese de Assis – SP. Foi eleito bispo em 21 de outubro de 2009 e ordenado em 30 de dezembro de 2009. Sua posse se deu no dia 17 janeiro de 2010, às 15h00, na Catedral/Santuário Nossa Senhora Aparecida de Catanduva.
O seu representante legal é o Bispo Diocesano. Na sua ausência, o Vigário Geral é quem a representa. A Diocese se tornando vacante quem responde por ela é o Administrador Diocesano, eleito pelo Colégio dos Consultores, ou o Administrador Apostólico, eleito pelo Papa.