Advento – Tempo de Espera e de Expectativa

0

TEMPO DO ADVENTO

O termo advento significa aparecimento, chegada, vinda, expectativa (dicionário Houaiss). Dentro do contexto cristão, é tempo de espera, de preparação, de acolhida do Senhor que vem.

Advento 5Este período do ano litúrgico vai do primeiro domingo depois do Tempo Comum até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Tem duração aproximada de quatro semanas. O dia de Natal, bem como os dias que o seguem, realiza o que foi anunciado no Tempo do Advento.

O Tempo do Advento possui dupla característica: 1) tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e 2) tempo de expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se a apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa. Ou seja, neste Tempo celebramos a espera da segunda, gloriosa e definitiva vinda de Jesus, e o aniversário de sua primeira vinda, quando Ele se fez um de nós para nos libertar e salvar do pecado e da morte.

O Tempo do Advento é dividido em duas etapas:

A primeira etapa vai do primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, inclusive.

A segunda etapa vai do dia 17 ao dia 24. Na primeira etapa reflete-se na liturgia a segunda vinda de Cristo; na segunda, faz-se memória e festeja-se a sua primeira vinda.

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.