Ano Santo – Decreto Diocesano

D43cb3b26768b82a0e3ec1fb837718565_XLECRETO

Dom Otacilio Luziano da Silva

Por mercê de Deus e da Sé Apostólica

Aos que este virem, paz e benção do Senhor!

Dom Otacilio Luziano da Silva, Bispo Diocesano de Catanduva, SP, em razão da proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, por sua Santidade o Papa Francisco, com a Bula Misericordiae Vultus, recorda, orienta e decreta, como segue:

“O Ano Santo abrir-se-á no dia 08 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição (MV 3). A graça da Porta Santa é concedida às Igrejas Particulares. Escreve o Papa: “Estabeleço que no mesmo domingo (o Terceiro Domingo do Advento), em cada Igreja Particular – na Catedral, a Igreja-Mãe para todos os fieis […] se abra igualmente, durante todo o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia” (MV 3).

Que, neste Ano Santo, nossa Igreja particular de Catanduva seja sinal vivo de amor do Pai. Conclamamos, pois, todos e cada um dos fieis desta Diocese a buscar viver este Ano com o coração voltado ao Pai “rico em misericórdia” (Ef 2,4), mantendo os olhos fixos em seu Filho bendito, expressão de seu amor, que disse: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9).

Condições para ganhar a Indulgência Plenária da pena temporal, concedida pela misericórdia de Deus, para os próprios pecados e também em sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos: aqueles que, arrependidos de seus pecados, confessarem de modo devido, comungarem sacramentalmente, orarem nas intenções do Sumo Pontífice, renovarem publicamente a profissão da fé católica de acordo com as fórmulas próprias da Igreja E participando de alguma das seguintes celebrações:

• Da abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, no dia 13 de dezembro de 2015, às 19h00, na Catedral de Catanduva;
  • Do encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, na celebração do XXXIII Domingo do Tempo Comum, no dia 13 de novembro de 2016, na Catedral de Catanduva, às 18h00.
  • Da Santa Missa na Catedral e em todas as igrejas da Diocese de Catanduva, nas seguintes comemorações:
  • Na Vigília do Natal ou no dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, de 2015;
  • Na Vigília da Páscoa e na Páscoa do Senhor, de 2016;
  • No Domingo da Divina Misericórdia, dia 03 de abril de 2016;
  • Em peregrinações à Catedral, passando pela Porta Santa da Misericórdia.

E ainda, observadas as mesmas condições acima indicadas, podem ganhar a indulgência Plenária os fiéis que:

• Visitarem, com caridade cristã, pessoas doentes ou encarceradas, ou praticarem as obras de misericórdia indicadas no capítulo 25 do Evangelho de São Mateus;
  • Dedicarem, ao menos, meia hora de adoração eucarística semanal em qualquer igreja, em favor das vocações sacerdotais e religiosas e em favor da obra evangelizadora da Diocese de Catanduva.
  • Visitarem, dando a sua colaboração, as Obras Sociais realizadas pela Igreja Católica na Diocese de Catanduva.

Decreto, por conseguinte, que:

A Porta Santa da Misericórdia será aberta na Catedral – Igreja-Mãe da Diocese, no dia 13 de dezembro de 2015, às 19h00.

O fechamento da Porta da Misericórdia será realizado no dia 13 de novembro de 2016, XXXIII Domingo do Tempo Comum, às 18h00, na Catedral, com a participação do clero, religiosas, religiosos e leigos representantes das comunidades e paroquias de nossa Diocese.

Este Decreto entrará em vigor a partir da presente data até à conclusão do Ano da Misericórdia.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de Catanduva, sob o Nosso Sinal e Selo, aos 06 de Dezembro de 2015.

Nº 4/15

Fls. 33