Comunicado ao povo de Deus da Diocese de Catanduva

Prezados irmãos e irmãs, graça e paz!

Queremos por meio deste “Comunicado”, no intuito de esclarecer definitivamente a tantas dúvidas surgidas no decorrer destes últimos anos, dar ao conhecimento do Povo de Deus da Diocese de Catanduva o que segue:

Na noite do dia 22 de dezembro de 2015, realizou-se uma reunião extraordinária na Cúria Diocesana para tratar de assuntos relacionados às atividades pastorais e administrativas do Pe. Osvaldo de Oliveira Rosa frente à Paróquia Imaculada Conceição de Catanduva e Associação Pão Nosso.

A reunião foi realizada na presença do Bispo Diocesano, Dom Otacilio Luziano da Silva, dos membros do Conselho Diocesano de Presbíteros (composto por nove padres, além do bispo), do Pe. Osvaldo de Oliveira Rosa, dos membros do CPP – Conselho Paroquial de Pastoral e do CPA – Conselho Paroquial de Administração da Paróquia Imaculada Conceição de Catanduva e da Diretoria da Associação Pão Nosso.

A todos os presentes nesta reunião foi manifestado que a Diocese de Catanduva reconhece e louva a importância do trabalho que o Pe. Osvaldo realiza na Paróquia Imaculada Conceição de Catanduva, além do trabalho realizado junto aos mais pobres e necessitados, agradecendo pelo seu empenho e dedicação.

Também o bispo D. Otacílio disse claramente que a Diocese de Catanduva quer que o Pe. Osvaldo permaneça trabalhando junto ao Clero Diocesano de Catanduva, a fim de que possa dar continuidade à missão de evangelização e atendimento social. Em nenhum momento desejou-se que o Pe. Osvaldo Rosa deixasse a Diocese de Catanduva.

Nesta reunião, também foi lembrado aos presentes que a Diocese de Catanduva vem, nestes últimos cinco anos, dialogando com o Pe. Osvaldo de Oliveira Rosa no intuito de conscientizá-lo da urgência em adequar a forma da administração da Paróquia Imaculada Conceição de Catanduva – da qual é Administrador Paroquial – e da Associação Pão Nosso, de acordo com as exigências das leis da Igreja, sejam leis do Direito Canônico, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e das normativas das Diretrizes Econômico-Administrativas de nossa Diocese de Catanduva.

Assim, e sem mais para o momento, desejamos que este comunicado possa dirimir definitivamente tantas dúvidas e errôneas especulações que têm sido constatadas nestes últimos tempos, que geraram muito mal-estar, confusão e divisão entre as pessoas, deixando claro o nosso desejo de que o Pe. Osvaldo continue trabalhando na Diocese de Catanduva.

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos os que lerem este comunicado votos de um Feliz e Santo Natal e um Novo Ano pleno da Graça de Deus

Catanduva, 23 de dezembro de 2015.

CONSELHO DIOCESANO DE PRESBÍTEROS

– Diocese de Catanduva –