D. Otacilio Celebra Vigília Pascal na Catedral de Catanduva

Centenas de fiéis se reuniram neste sábado (04) na Sé Catedral de Catanduva para celebrar a Missa da Vigília Pascal que foi presidida por D. Otacilio Luziano da Silva, bispo diocesano de Catanduva, e concelebrada pelo Pe. Marcelo Delalibera, pároco.

Esta é uma das celebrações mais antigas da Igreja Católica e é celebrada e uma das mais longas.

DSCF5839Na ocasião, o bispo abençoou uma fogueira acessa na frente da Catedral e desenhou no Círio uma cruz , fixando nela cinco cravos, lembrando as cinco chagas de Cristo. Logo depois, o Círio Pascal foi acesso, simbolizando o Cristo ressuscitado.

Após este momento, os fiéis entraram com velas acesas na Igreja, sendo que o Círio foi entronizado, solenemente, na Catedral, proclamando-se a Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo.

DSCF5855Na homilia D. Otacilio ressaltou que “com a celebração da Vigília Pascal, na qual celebramos a ressurreição de Jesus, Deus nos lembra que temos somente duas alternativas em nossa vida: sermos salvos (após a ressurreição vivermos eternamente na casa do Pai, contemplando-o) ou irmos para a perdição eterna (vivermos eternamente afastados de Deus, que é o que chamamos de inferno). Porém Deus quer a todo custo que a pessoa se salve, por isso enviou seu Filho para nos libertar da morte eterna.

Após a homilia, o bispo conduziu a renovação das promessas do Batismo dos fiéis.

No momento da apresentação das ofertas, três leigos trouxeram os óleos do Batismo, da Crisma e dos enfermos, apresentando-os aos fiéis e depositando-os em lugar devidamente preparado.

Como mensagem final da celebração, um jovem entrou na Igreja representando o Cristo Ressuscitado. DSCF5895

Que a Luz desta noite Santa resplandeça na vida de todas as pessoas.

Diocese de Catanduva