D. Otacilio recebe a Oferta do Óbolo de São Pedro na Catedral

“A doação do Óbolo de São Pedro é realizada anualmente pelos católicos do mundo inteiro na celebração de São Pedro e São Paulo, com a finalidade de reunir recursos para a manutenção das obras sociais e caritativas do  Papa. Esta oferta é a  expressão mais significativa da participação dos fiéis nas iniciativas de caridade da Igreja Católica mundial.

ÓBOLO DE SÃO PEDRO 4As ofertas dos fiéis ao Santo Padre destinam-se a obras eclesiais, a iniciativas humanitárias e de promoção social, e também para a sustentação das atividades da Santa Sé.  O Papa, enquanto Pastor da Igreja Universal, preocupa-se também com as  necessidades materiais de dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades (pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e desastres naturais; ajudas particulares a bispos ou dioceses em dificuldades, educação católica, ajuda a refugiados e migrantes).

O critério geral que inspira a prática do Óbolo de São Pedro remonta à Igreja primitiva:  a base primeira para a manutenção da Sé Apostólica deve ser constituída pelas ofertas dadas espontaneamente pelos católicos de todo o mundo, e eventualmente também por outras pessoas de boa vontade.” (Carta de João Paulo II ao Cardeal Secretário de Estado, 20 de Novembro de 1982).

Através do gesto cristão e caritativo do Óbolo de São Pedro, a Diocese de Catanduva também participa desta obra importante e necessária para a continuidade do anúncio do Reino de Deus a todos os povos. Preferi que esta coleta, como as demais, fosse entregue em uma celebração eucarística na Catedral para expressar a união do sacrifício do povo ao Sacrifício de Cristo, sinal de doação total por amor a nós. As coletas na Igreja não podem ficar somente voltadas para o sentido financeiro, isto muitas outras entidades já fazem, e muito bem. A nossa doação tem, em primeiro lugar, o valor de caridade, que só conseguiremos realiza-la bem se estivermos unidos a Jesus Cristo, em comunhão com a Igreja que é nossa mãe que nos alimenta e nos sustenta através dos valores cristãos.

Que Deus abençoe a todos os leigos e padres, representantes das Paróquias e Comunidades de nossa Diocese de Catanduva, que optaram por não somente entregar uma coleta, mas expressar sua comunhão com o bispo, com o papa e com a Igreja durante a celebração eucarística na Catedral, que é a Sede de nossa Diocese.

Em Cristo Jesus

Otacilio Luziano da Silva