Diocese de Catanduva realiza a sua Assembleia Diocesana

Depois de meses de organização, a Diocese de Catanduva realizou, no último domingo, 12, no Colegião, a sua Assembleia Diocesana de Pastoral, dirigida pelo Padre Marcelo Delalíbera, Coordenador Diocesano de Pastoral, tendo uma participação média de 240 membros, para definir as urgências que serão trabalhadas nas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos no próximo biênio.

A Assembleia Diocesana é um momento forte de oração, reflexão, discussão e tomada de decisões em conjunto para a caminhada da Igreja. É um verdadeiro exercício de Comunhão e de Pastoral de Conjunto.

Os trabalhos tiveram início a partir de várias reuniões da Coordenação Diocesana de Pastoral que definiu os critérios para a realização da Assembleia, enviando para as foranias o material de trabalho para que os padres, em comunhão com os leigos, pudessem enviar seus anseios e propostas para que, a partir delas, pudessem ser definidas as prioridades para o próximo biênio.

A Assembleia iniciou-se com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano D. Otacilio Luziano da Silva, que destacou em sua homilia o valor e necessidade da Assembleia como momento forte de comunhão eclesial e de caminhada de conjunto dentro das realidades e diversidades de cada Comunidade, Pastorais e Movimentos. Logo após o café, foi realizada a apresentação da Assembleia, utilizando-se do método Ver (Árvore), Julgar (Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – documento 102) e do documento 105, sobre o laicato.

Em seguida passou-se para os trabalhos em grupos (elaboração do Agir).

No retorno para o Plenário foi montado a Árvore dos Sonhos, sendo colocado nela, como frutos, o resultado das atividades dos grupos.

Após várias discussões e intervenções da Assembleia, foram escolhidas “Formação” e “Missão” como as duas Prioridades da Ação Evangelizadora da Diocese de Catanduva para o próximo biênio.

Após o agradecimento feito por D. Otacilio Luziano da Silva aos membros da Coordenação de Pastoral e aos padres e leigos que atuam nas Pastorais e Movimentos Eclesiais da Diocese de Catanduva pela organização e realização da Assembleia, encerrou-se os trabalhos com um momento celebrativo.

Vejam algumas fotos da Assembleia: