Paróquia Imaculada Conceição – Palmares Paulista

Gerson Redigolo – Pároco Atual

Jorge

orge Aparecido da Silva – Seminarista Atual COMIDI

A criação da Paróquia Imaculada Conceição foi iniciada no dia de sua padroeira, 8 de dezembro do ano de 1898.

A princípio era uma capelinha rústica, de pau a pique, barreada e coberta de sape, feita no centro de uma propriedade de 40 alqueires doada por Antônio Theodoro de Carvalho, no qual fez questão que a padroeira desta capela fosse a sua santa de devoção, Imaculada Conceição.

Foram se erguendo ao redor da capelinha algumas casas, logo formando um povoado, que foi crescendo e hoje é a cidade de Palmares Paulista.

A paróquia foi erigida canonicamente em 04 de fevereiro de 1990, pelo Bispo da diocese de Jaboticabal Dom Luiz Eugênio Perez e o seu primeiro pároco foi o padre Edson Luiz de Paula Almeida.

Pastorais e Movimentos

Pastoral da Acolhida, Pastoral da Família, Pastoral da Esperança, Pastoral do Dizimo, Pastoral Vocacional, Pastoral da Criança, Pastoral do Batismo, Pastoral da crisma, Pastoral da Catequese, Apostolado da Oração, Acolito e coroinhas, Conferencia Imaculada Conceição, Conferencia Santo Antônio de Pádua, Conferencia Santa Luzia de Marilac, Conferencia São Miguel ( das crianças), Conferencia Vicentinos Jovens, RCC ( grupo de oração), TLC, ECC, MECE, Projeto Recicle,Pastoral Litúrgica, Liturgia Catequese.

Principais eventos:

Quermesse na Comunidade São Benedito, Juninão e Quermesse na Paroquia Imaculada Conceição.

Imagens da Paróquia

Padroeira da paróquia.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Dia do padroeiro 08 de dezembro

Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

ENDEREÇO: Rua Sete de Setembro, 581
BAIRRO: Centro
CIDADE: Palmares Paulista
TELEFONE: (17) 3587-1424