Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Tabapuã

Sobre a Paróquia.

Luciano Antônio Gonella – Pároco atual

A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios foi criada em Quinze de fevereiro de mil novecentos e dez (15/02/1910), nessa data foi desmembrada do Bispado de Monte Alto.

Em Outubro de 1914, houve um grande incêndio na Igreja antiga, que causou enormes prejuízos materiais, onde foram destruídos objetos sacros (cálices, Ambulas, Missal, roupas de celebração do Padre, vários documentos e entre eles uma parte do livro do Tombo. Os objetos da igreja, graças às pessoas da comunidade daquela época foram repostos em menos de um mês e a vida da igreja voltou ao normal com objetos ainda melhores que os antigos. Do livro do Tombo a única parte que recuperou foi a primeira folha que está arquivada junto do segundo livro do Tombo na secretaria da Paróquia.

No dia 17 de abril de 1923, teve inicio a construção da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios na praça Capitão Horácio Antonio do Nascimento.

Inaugurou- se no dia 03 de novembro de 1934, com a BENÇÃO DOS ALTARES pelo Bispo Dom Lafaiete Libanio.
Padres que passaram pela paróquia:

Movimentos e pastorais

Redes de Comunidade, Pastoral da Saúde, Pastoral Familiar, Vicentinos (Adultos e Jovens) Terço dos Homens, JUCT (Grupo de Jovens – Jovens Unidos em Cristo), Pastoral do Batismo, Liturgia, Equipes de Música, Pastoral Vocacional, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Catequese, Pastoral do Matrimônio e Pastoral do Enter.

Principais eventos

No mês de janeiro –  Festa de São Sebastião, mês de julho – Festa de São Cristovão, mês de Outubro – N. Sra dos Remédios (Padroeira)

Imagens da Paróquia

Padroeira da paróquia.

Nossa Senhora dos Remédios – Dia da padroeira 11 de outubro

A devoção a Nossa Senhora, sob o título dos Remédios (ou Bom Remédio, do Remédio), começou com São João de Matha, fundador na Ordem da Santíssima Trindade, e morto em Roma em 17 de dezembro de 1213. Com o objetivo de resgatar os cristãos escravizados na África e no Oriente Médio, São João da Mata e São Felix de Valois fundaram em 1198 a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Precisavam, para isso, de vultosas somas em dinheiro. Recorreram, então, ao auxílio de Maria Santíssima, o remédio para todas as necessidades que encontramos na vida. Foram abundantemente atendidos e conseguiram libertar da escravidão milhares de irmãos na Fé.

Na linguagem medieval, os verbos “redímere” e “remediare” e os substantivos “redémptio” e “remédium”, tinham um significado similar: redimir, resgatar, resgate, remédio (com o sentido de salvação, libertação). Isto explica porque, nos escritos dos séculos XVI-XVII, se dão a padroeira os três títulos: “do Remédio”, “do Resgate”, “da Libertação”.

A representação mais antiga hoje conservada é uma imagem românica, que pertenceu à primeira casa dos trinitários em Marselha: a Virgem está sentada, com o Menino no braço esquerdo e com a bolsa de dinheiro no direito. A bolsa alude, como relatam muitos biógrafos, à aparição e ao socorro dado por Nossa Senhora a São João de Matha, em Túnis e em Valência (Espanha). São João de Matha estava sendo atormentado pelos muçulmanos que exigiam o preço duplicado por escravos já resgatados, sob ameaça de reconduzi-los em prisão. Tendo-lhe suplicado fervorosamente como Mãe do Bom Remédio, foi por Ela miraculosamente provido.

Segundo o livro “Invocações da Virgem Maria no Brasil” de Nilza Botelho Megale (3ª. Edição- Ed. Vozes), esta invocação, de sabor tipicamente colonial, era muito popular na velha Lusitânia, principalmente nas cidades de Santarém e Lamego. Foi introduzida em Portugal por religiosos franceses da Ordem da Santíssima Trindade para a redenção dos cativos, que estiveram em Lisboa no início do século XIII.

No Brasil, Nossa Senhora do Bom Remédio é mais conhecida com o título de “Nossa Senhora dos Remédios”. Os frades Trinitários, com suas Confrarias e os devotos, se empenhavam na difusão de suas devoções específicas e assim trouxeram para o Brasil o culto da Virgem dos Remédios, em honra da qual ergueram capelas em várias províncias do Nordeste (Maranhão, Pernambuco e Bahia) e nas regiões barrocas de Minas Gerais.

ENDEREÇO: Praça Capitão Horácio Ant. Nascimento, s/n
BAIRRO: Centro
CIDADE: Tabapuã
TELEFONE: (17) 3562-1585