Paróquia Santo Antônio – Catanduva

Sobre a Paróquia.

William Gallani Mascaro – Pároco Atual

Aquisição da propriedade do imóvel onde, hoje, está situada a Igreja de Santo Antonio, à Rua Araraquara, 833, nesta cidade de Catanduva S.P.
Em 02 de agosto de 1962,  a Paróquia de S Domingos, representada por Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva, português, religioso, domiciliado nesta cidade, com  a autorização do  Bispo de S José do Rio Preto, Dom Lafayete Libano,  adquiriu por compra, no valor de CR$ 155.000,00, um terreno, situado à Rua Araraquara, onde hoje se encontra o templo e o salão paroquial da Paróquia de Santo Antonio.
A Paróquia Santo Antonio foi criada no dia 15 de Janeiro de 1972 por Dom José de Aquino Pereira sendo assim desmembrada da Paróquia de São Domingos.
O primeiro vigário da paróquia foi o revmo. sr.  padre Sebastião Ferreira da Costa Campos.
No dia 19 de março de 1973 toma posse como vigário o revmo. sr. padre Vitorino Jorge da Silva Amorim,português,  que veio para o Brasil a convite do Monsenhor Albino, que também veio de Portugal.
Em dezembro de 1998 padre Amorim se afasta por problemas de saúde indo em busca de familiares e tratamento médico na cidade do Rio de Janeiro; vindo  a falecer no dia  29 de abril de 1999;
No dia 01 de maio de 1999 toma posse  como administrador paroquial o padre Luis Carlos de Moraes Pinheiro.
Em 26 de novembro  de 1999  o revmo. sr. padre Jeová Bezerra da Silva toma posse como administrador paroquial; em 26 de março de 2000 assume o ofício de pároco.
Em 03 de agosto de 2000 o revmo. sr. Antony Athikalan assume como pároco da Igreja Santo Antonio.
Desde então muitas obras foram realizadas na comunidade, tais como: reforma  da casa paroquial; construção de um novo salão paroquial; construção da nova secretaria paroquial. No dia 12 de fevereiro de 2012 assume como pároco o revmo. sr. Gerson Redigolo;
E no dia 19 de dezembro de 2012 assume como pároco o revmo. sr. padre William Gallani Mascaro, atual pároco da comunidade.
Um dos acontecimentos marcantes da Paróquia é a tradicional Trezena de Santo Antonio e sua Quermesse;

Pastorais e Movimentos:
Batismo, Criança, Catequética, Litúrgica, Apostolado da Oração, Vicentinos, Dízimo, Rede de comunidades.

Principais eventos:
Tradicional Trezena de Santo Antonio e Quermesse.

Imagens da Paróquia

 

Padroeiro da paróquia.

Santo Antônio, douto da Igreja – Dia do padroeiro 13 de junho

Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do “Pobre de Assis”, o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

 

ENDEREÇO: Rua Araraquara, 833
BAIRRO: Santo Antônio
CIDADE: CAtanduva
CEP: 15801-360
TELEFONE: (17) 3521-6818

 

informacoes
SECRETÁRIA: Roseli Rodrigues
EMAIL: ps[email protected]
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SECRETARIA:
Segunda a sexta das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00

 

horariomissas
TERÇA: 19h30 Matriz
SEXTA: 7hS – Matriz
SÁBADO: 19h00 Matriz
DOMINGO: 07h00 Matriz
19h30 Matriz
1ª Sexta do mês 19h30

 

confissoes
AGENDAR HORÁRIO ( exceto de quar-feira)