Paróquia São Francisco de Assis – Catanduva

Sobre a Paróquia.

Synval Januario – Pároco Atual

Apesar de o bairro de São Francisco ter sido um dos pontos iniciais de Catanduva-SP, no final do século XIX, somente a partir da vinda dos Padres Doutrinários, em 1949, é que conheceu seu desenvolvimento religioso, quando estes sacerdotes projetaram a construção de um Seminário, graças à doação de terrenos por parte do Sr. Domingos Pellizzon, do Sr. João Amendola e do Sr. Antônio Stocco.

Em setembro de 1949, sob a liderança do Sr. Antônio Girol, organizou-se uma Comissão de Moradores composta pelos Srs. Antônio Girol, Pedro Monteleone, Marino Quaglia, Giovanni Chiodini, Ângelo Martani, Jorge Amim, Luiz Sagiorato, Irmãos Serpa (Oswaldo, Walter e Olavio), que, ajudada por muitos outros moradores do bairro, começou os trabalhos oferecendo sua ajuda aos Padres.
Aos 15/02/1951, em reunião presidida pelo Revmo. Pe. Silvio Gasparotto, Reitor dos Padres Doutrinários, foram escolhidos os membros da primeira diretoria da Comissão Executiva das obras de São Francisco. Através de quermesses muito bem organizadas e concorridas, e outros tipos de promoções, começou a construção do Seminário e do Salão Paroquial, que passou a servir de Capela. Nessa Capela foi celebrada a primeira missa, em 04/03/1951, pelo Pe. Silvio Gasparotto e a homilia foi feita pelo Pe. Albino, que estava empenhado na expansão de novas igrejas nos bairros mais populosos.

Aos 24/06/1951, em solenidade presidida pelo Senhor Bispo Diocesano, na época Dom Lafayette Libanio, e com a presença do Revmo. Superior Geral dos Padres Doutrinários, Pe. Carlo Rista, vindo de Roma, Pe. Silvio Gasparotto, Pe. Francisco Raspino, Pe. Cesar Cauda, Pe. José Valsania, do inesquecível e benemérito Pe. Albino Alves da Cunha e Silva, pároco de Catanduva, autoridades e grande número de fiéis, era lançada a pedra fundamental da futura igreja de São Francisco de Assis.

Mesmo com grandes sacrifícios, dedicação, fé e perseverança, houve a suspensão dos trabalhos por algum tempo, mas por volta de 1960, com a igreja quase pronta, passa a funcionar como capela da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do bairro Higienópolis, também dirigida pelos Padres Doutrinários, que construíram o Santuário, desde de 1955, hoje Catedral.

Propriedade da Congregação dos Padres Doutrinários, em 1973 o Seminário acabou sendo desativado e vendido para a prefeitura municipal (Prefeito Pedro Nechar), porém ficando para a diocese o prédio da igreja e respectiva praça,  além de metade do salão paroquial.

A igreja, já pronta, com a fachada terminada em 1974, ficou espaçosa e bonita, em estilo romano.

Foi então que os moradores, representados por uma Comissão formada pelo Srs. Antônio Girol, Antônio Pereira da Silva, Giovanni Chiodini, João Canno Garcia, Irmãos Serpa, foram até ao Senhor Bispo Diocesano, que na época era Dom José de Aquino Pereira, explicando-lhe as potencialidades do bairro no aspecto religioso e solicitando-lhe a criação da paróquia, no que foram atendidos.

A criação ocorreu através do Decreto de Criação, de 08/02/1974, sendo solenemente instalada em 16/02/1974, contando com a presença de Monsenhor Gregório Nafria, representando o Senhor Bispo Diocesano. Nessa mesma data e solenidade, tomava posse como o primeiro pároco o Padre Synval Januario. Foi a quarta paróquia criada na cidade de Catanduva-SP.

Conta com uma população em torno de 10 (dez) mil habitantes.

Pastorais e Movimentos

Pastorais da Saúde, Catequese, Liturgia, Dízimo, Batismo, Familiar, Acolhida, Juventude, Vocacional, Rede de Comunidades, Vicentinos, Apostolado da Oração, Renovação Carismática, Comunidade AMAE (Associação Missionária Amor Eterno), Legião de Maria e Fraternidade Franciscana Secular.

Principais eventos

Campanha da Fraternidade na rede de comunidades
Novena de Natal
Semana da Família
Novena do Padroeiro.

Imagens da Paróquia

 

Padroeiro da paróquia.

São Francisco de Assis – Dia do padroeiro 4 de outubro.

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho.

Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

 

ENDEREÇO: Rua São Luiz, 860
BAIRRO: São Francisco
CIDADE: Catanduva
CEP: 15806-095
TELEFONE: (17) 3522-8159 

 

informacoes
SECRETÁRIA: Vera Mércia Serpa
SECRETÁRIA: Vânia Tutia
EMAIL: parsaofrancisco@gmail.com
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SECRETARIA:
Segunda a sexta das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00
Sábado das 08h00 às 11h00

 

horariomissas
SEGUNDA: 06h45 – Matriz
TERÇA: 19h30 – Matriz
QUINTA: 19h30 – Matriz
SEXTA: 19h30 – Matriz
SÁBADO: 19h00 – Matriz
DOMINGO: 07h00
09h00 e 19h00 – Matriz.Sábado: 17h00 – Capela urbana Santa Rosa

 

confissoes
TERÇA: a partir das 08h00
QUINTA: a partir das 14h00
SEXTA: a partir das 20h00