Paróquia São João Batista – Ariranha

Sobre a Paróquia.

Pe. Eduardo Aparecido Braga – Pároco Atual

Aos dezoito de janeiro de 1911, chegava a nossa paróquia o Reverendo. Pe. Fidelis Oruetta, no qual foi recebido festivamente pela população. Encontrou a capela em misero estado, mais apelando pela generosidade do povo, conseguiu alguns recursos para abrilhantar a mesma.

Por volta de 1930, a Igreja tem as características da torre alterada, devido à instalação do relógio. Pouco tempo depois, várias rachaduras nas paredes fizeram com que o Templo fosse demolido, onde somente a torre permaneceu de pé. Em 1929 foi plantada a pedra fundamental para a construção da nova Igreja Matriz, inaugurada em oito anos depois, mais precisamente em 1937. Até hoje os moradores mais antigos atribuem à construção da nova Igreja ao esforço do dedicado Frei Mathias Boñar. Benedito Calixto foi contratado para fazer a pintura de dentro da Igreja, valorizando esse patrimônio histórico.

Seminarista – José Marcos Pereira de Brito

Quanto aos padres que passaram por aqui e deixaram as marcas de seu trabalho pastoral, podemos lembrar alguns deles: Pe. Fidelis Oruetta, Frei Serafim Baigorri, Frei Pelayo Dueñas, Pe. Jonas Vaz dos Santos, Pe. Manoel do Valle Oliveira, Frei Mathias Boñar, Pe. José Antônio Veloso Gomes, Pe. Vitor Rodrigues de Assis, Pe. João Schultewolter, Pe. Carlos Franz, Pe. Agostinho Lopes, Pe. Valentin Carmine Vachiano, Pe. Vicente Bortolato, Pe. Jaime Agut, Pe. Zézo, Pe. Haroldo, Pe. Bento, Pe. Donisete Aparecido Vitório, Pe. Eduardo Aparecido Braga e nosso atual Pe. Marcelo Dellalibera .

Pastorais e Movimentos:

Apostolado da Oração, Pastoral da Catequese, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Pastoral dos Coroinhas, Pastoral da Família, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Ministério de Música, Sociedade São Vicente de Paulo, Pastoral da Comunicação, C.P.P, C.P.A, Pastoral da Liturgia, T.L.C, Pastoral Vocacional.

Principais Eventos:

Show de Prêmios, Quermesse em Louvor a São João Batista e Chá da Tarde.

Imagens da Paróquia

Padroeiro da paróquia.

São João Batista – Dia do padroeiro 29 de agosto

Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista…De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mt 11,11-14)

Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem “precedeu” como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: “Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente…” ( Lc 1, 15)

Martírio de São João Batista

São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada – e com ela vivia como esposo.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: “Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista” (Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

ENDEREÇO: Praça Higino Hernandez, s/n
BAIRRO: Centro
CIDADE: Ariranha
TELEFONE: (17) 3576-7577

informacoes
SECRETÁRIO: Kaio Henrique Rissi
EMAIL: paroquiaariranha@gmail.com
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SECRETARIA:
Segunda a sexta das 08h00 às 11h30 e das 12h30 às 16h30
Sábado das 08h00 às 11h00

horariomissas
TERÇA: 19H30 Capela Nsra Aparecida
QUARTA: 19h30 Matriz
QUINTA: 06h30 Matriz, exposição do Santíssimo até as 17h00
SÁBADO: 19h30 Matriz
DOMINGO: 09h00 e 19h00 Matriz
Primeira quarta-feira do mês: Missa capela do Hospital às 15h00.Primeira quinta-feira do mês: Missa do Apostolado da Oração às 19h30 Igreja Matriz.Terceira sexta-feira do mês – Missa na capela Nossa Senhora Aparecida às 19h30.Última terça-feira do mês – Missa na capela São Benedito às 19h30.Última quinta-feira do mês – Missa no asilo às 14h00.

confissoes
QUARTA: às 20h00 na Matriz