Paróquia São Paulo Apóstolo – Catanduva

Sobre a Paróquia.

Ivanildo dos Santos Costa – Pároco Atual

A Igreja São Paulo começou a se tornar realidade após um pedido feito pelo Pe. Adélio Vian (in memorian) pároco da Igreja São José, a Dr. Paulo Laudy Cury e família, que fizeram a doação do terreno para a construção; Formou-se a comissão para construção da Igreja São Paulo Apóstolo e se iniciou os trabalhos em janeiro de 1994, com recursos provenientes de promoções e posteriormente com o dinheiro da Alemanha que foi repassado pela Paróquia São José, os trabalhos foram executados por mutirões de pessoas da comunidade. Houve uma grande concentração de esforços, sendo possível sua inauguração em 25/01/1997 que contou com a presença do Sr. Bispo Dom José de Aquino Pereira, Pe. Geraldo Battaglini, Pe. Paulo Paulinos e toda comunidade e comissão. A “quase Paróquia São Paulo Apóstolo”, tornou-se realidade sendo criada em 25/01/1999 pelo Bispo Dom Orani João Tempesta e demais padres presentes, sendo que Pe. Claudinei de Freitas assumiu suas funções de 1° pároco desta comunidade, que em 25/01/2000 passou a ser denominada como “Paróquia São Paulo Apóstolo”. Aos 04/08/2001 o Pe. Márcio Beggiato tomou posse e assumiu suas funções de pároco ficando na paróquia até 27/04/2003, quando Pe. Francisco José Ribeiro foi nomeado ao cargo de pároco da São Paulo Apóstolo pelo período de 4 anos, em 03/11/2007 o Bispo de Catanduva Dom Antonio Celso de Queiroz nomeou o Sr. Pe. Aparecido Cássio Alves ao cargo de pároco desta comunidade. No dia 24 de maio de 2009 foi realizado a despedida ao Pe. Cássio e acolhida do Pe. José Carlos Garcia de Souza no dia 10 de maio 2015 tomou posse da paróquia Pe. Ivanildo dos Santos Costa.

Pastorais e Movimentos

Pastoral Acolhida, Pastoral Acólitos e Coroinhas, Movimento Apostolado da Oração, Pastoral Batismo, Catequese, Pastoral Dízimo, Equipes de música, Pastoral Familiar, Grupo de Oração, Legião de Maria, Pastoral Litúrgica, Movimento Cursilho, Movimento Mãe Peregrina, Pastoral Saúde, Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística, Pastoral Comunicação, Pastoral Criança, Com. N. Sra. Das Graças, Movimento Vicentinos e Pastoral Vocacional.

Principais Eventos

Tríduo de São Paulo Apóstolo dias 22, 23,24 e 25 Dia de São Paulo (mês Janeiro); Quermesse do Padroeiro (mês de Julho) e Tríduo de Santa Luzia dias 10,11,12 e 13 Dia de Santa Luzia (mês dezembro).

Imagens da Paróquia

Padroeiro da paróquia.

São Paulo Apóstolo – Dia do padroeiro 25 de janeiro

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: “Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer’”.

O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.

ENDEREÇO: Praça Pe. Adélio Vian, s/n
BAIRRO: Vila Soto
CIDADE: Catanduva
TELEFONE: (17) 3521-1853