Paróquia São Pedro Apóstolo – Pindorama

Sobre a Paróquia.

Fábio Vieira – Pároco atual

A ideia de se construir a Capela surgiu em 1913 quando Maximiliano Motta, um dos fundadores de Pindorama, doou um terreno, localizado na atual Praça de São Pedro, que na época chamava Vila Areia Branca, muito antes da construção da Matriz de Santo Antônio. A inauguração foi em 1915, com as bênçãos de um Sacerdote de Jaboticabal.

Em 1961, Pe. Oscar Serra do Amaral demoliu a Capela para a construção de outra no mesmo lugar, com entrada principal voltada para a Rua Alípio Dias. A construção ficou incompleta e a Capela, sem atividade por dez anos.

A construção foi reiniciada em 1973, pelo Pe. Nilson, com a cooperação do Sr. Lico Zolli e esposa.

Em 1975, iniciaram as missas, que eram celebradas uma vez por mês e em 1978, com a chegada do Pe. Simom Aspertia Perez, as missas passaram a ser celebradas todos os domingos.

Em 1982, por intermédio do Sr. Lico Zolli e esposa, foi adquirido o Sacrário da Capela que permanece até hoje.

denilson_nova2

Denilson Francisco Menezes – Seminarista Atual

No ano de 1988, Pe. Torrente constituiu uma Comissão de Trabalhos, e iniciaram a reforma e aumento da Capela em 1989, mantendo sua estrutura até os dias atuais.

Em 2007, o Bispo Diocesano Dom Antonio Celso de Queiroz designou Pe. João de Oliveira que auxiliava Pe Francisco para assumir as atividades da Capela, prometendo que elevaria a Capela à Paróquia quando tivesse as Pastorais necessárias.

No dia 08 de fevereiro de 2009, em missa solene, foi realizada a elevação da Capela à “Quase Paróquia” e o Pe. Administrador paroquial, ficando a Capela Santa Edwiges sob responsabilidade da “Quase Paróquia”.

Em 29 de junho de 2009 (dia do Padroeiro São Pedro), ás 20h00, em missa solene, a “Quase Paróquia” foi elevada por Dom Celso, à “Paróquia São Pedro Apóstolo” e o Administrador Paroquial, João de Oliveira à Pároco da “Paróquia São Pedro”.

No dia 30 de junho de 2010, o atual Bispo Diocesano Dom Otacilio Luziano da Silva, visitou pela primeira vez a Paróquia.

Em 27 de Janeiro de 2013, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegou pela primeira vez à Paróquia, ficando até 02 de fevereiro do mesmo ano.

Nos dias 10 e 11 de maio de 2013, Dom Otacilio fez visita pastoral, elogiando o andamento pastoral, espiritual e administrativo da Paróquia e da Capela de Santa Edwiges.

No dia 30 de novembro de 2014, em missa solene, realizou-se a posso de nosso atual Pároco Pe. Fábio Vieira, presidida por Dom Otacilio Luziano.

Pastorais e Movimentos:

Dízimo, Batismo, Catequese, Liturgia, Capelinhas, Criança, Vocacional, PASCOM, Ministério Extraordinário da Santa Eucaristia, Apostolado da Oração, RCC, Ministério de Música, Serviço Social, Legião de Maria, Matrimônio, Juventude.

Imagens da Paróquia

Padroeiro da paróquia.

São Pedro Apóstolo – Dia do padroeiro 29 de junho

Que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.

Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

ENDEREÇO: Rua Alípio Dias Júnior
BAIRRO: Centro
CIDADE: Pindorama
TELEFONE: (17) 3572-2037