Paróquia São Sebastião – Novo Horizonte

Sobre a Paróquia.

Carlos Eduardo Cristófaro, mps – Pároco atual

A paróquia de São Sebastião teve o seu início em 1954, quando foi fundada, próxima à região central, a primeira vila de Novo Horizonte, Vila Bauman, e nesta a capela dedicada a São Sebastião (primeira capela da Matriz de São José), situada na Rua São Sebastião, no segundo quarteirão perto da Av. José Willibaldo de Freitas, e tal capela estava sob os cuidados do Cônego Alfredo Heith.

A cidade de Novo Horizonte foi crescendo e a capela construída na Rua São Sebastião, próxima à Av. José Willibaldo de Freitas foi demolida, pois estava em condições precárias e o espaço bastante limitado e, no ano de 1989, com a aprovação dos moradores da vila Bauman e a autorização do então prefeito Sr. Same Calil Nicolau Eid, construiu-se no quarto quarteirão, acima da Av. José Willibaldo de Freitas, na Vila Bauman, no desativado pátio de manobras da Fepasa, juntamente com a praça, com a colaboração da Associação de amigos de bairro da vila Bauman, e com o apoio do padre local, Cônego Alfredo do Rio, uma nova capela dedicada a São Sebastião que, atualmente, é a matriz da Paróquia de São Sebastião.

Muitos homens e mulheres de fé foram responsáveis por todo trabalho realizado desde o ano de 1954: leigos e leigas, religiosos e religiosas, e padres. O que é de Deus começa pequeno, muito pequeno. Como nos disse Jesus: o Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos (Mt, 13,31-32).

Com a chegada do padre Carlos Umberto Franquim em Novo Horizonte, no dia 25 de Fevereiro de 2008, teve início a quase paróquia de São Sebastião e, depois de 9 meses de trabalho, com a autorização do Bispo de Catanduva, Antonio Celso de Queiroz, foi instalada a tão sonhada paróquia de São Sebastião, composta de 6 comunidades urbanas: São Sebastião (Matriz), na vila Bauman; Nª Srª do Perpétuo Socorro, no jardim América; São Francisco de Assis, no jardim São Francisco; São Benedito, no jardim São Benedito; Nª Srª Aparecida, na Vila Cardoso; Nª Srª da Cabeça, no jardim São José; e de 5 comunidades rurais: Stª Rita de Cássia e Stª Luzia, no Pau D’alho; Nª Srª Aparecida, nos Dois Côrregos; São João Batista, no Côrrego Grande; Nª Srª Aparecida, no Gonçalves; Nª Srª do Perpétuo Socorro, no bairro dos coqueiros.

Com a graça de Deus e a disposição de muitos irmãos e irmãs de bom coração, as pastorais e movimentos foram se estabelecendo e, hoje, a Paróquia de São Sebastião realiza o seu trabalho paroquial desenvolvido por 13 pastorais e 3 movimentos. As pastorais são: da Sobriedade (com o grupo de apoio para os dependentes químicos e familiares), do Batismo, da Acolhida, da Juventude, da Catequese (1ª Comunhão e crisma), do Dízimo, do Matrimônio, da Comunicação, da Liturgia, do Artesanato, da Criança, dos Acólitos e Coroinhas, dos Ministros da Eucaristia; e os movimentos: RCC (três Grupos de Oração), do Apostolado da Oração, dos Vicentinos. Todo este trabalho está em desenvolvimento.

Podemos dizer também que a Comunidade Terapêutica Teshuvá/Nª Srª de Guadalupe nasceu do trabalho pastoral que foi se realizando na Paróquia São Sebastião, a qual ainda continua dando auxílio ao trabalho com os dependentes químicos.

Todo o trabalho pastoral da Paróquia de São Sebastião é presidido e orientado pelo padre Carlos Eduardo Cristófaro, mps e acompanhado pelo CPA (Conselho Pastoral Administrativo) e também pelo CPP (Conselho Pastoral de Pastoral). Ainda para ajudar a organizar todo o trabalho paroquial e pastoral, como também o atendimento aos fiéis, a Paróquia de São Sebastião conta uma secretária e com vários voluntários (as).

Com a graça e a bondade de Deus, com o trabalho de tantos irmãos e irmãs de fé, muitas pessoas e famílias têm se beneficiado com o nosso trabalho paroquial e pastoral.

Para melhor acolher e celebrar temos como projeto a ampliação da igreja matriz de São Sebastião, para isto ser possível contamos com a colaboração de toda a comunidade. Com o patrocínio de São Sebastião e a proteção de Nossa Senhora Rainha da Paz, que tudo seja para a maior honra e glória do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Pastorais e Movimentos

Sobriedade, Batismo, Dízimo, Acolhida, Artesanato, Catequese (1ª Comunhão e Crisma), Matrimônio, Comunicação, Liturgia, Juventude, Criança, Acólitos e coroinhas, Ministros da Eucaristia, RCC, Apostolado da Oração, SSVP.

Imagens da Paróquia

 

Padroeiro da paróquia.

São Sebastião – Dia da padroeira 20 de janeiro

Nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.

Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.

São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

 

ENDEREÇO: Rua São Sebastião, 365
BAIRRO: Vila Baumann
CIDADE: Novo Horizonte
CEP: 14960-000
TELEFONE: (17) 3543-1654

 

informacoes
SECRETÁRIA: Maria Inês Pereira de Oliveira
EMAIL: sao_sebastiao2009nh@hotmail.com
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SECRETARIA:
Segunda a sexta das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00

 

horariomissas
TERÇA: 19h30 – Capela N.Sra da Cabeça
QUARTA: 19h30 – Capela N. Sra Perpétuo Socorro
QUINTA:
19h30 – Matriz
SÁBADO:
17h00 – Capela São Benedito
19h00 – Capela São Francisco
DOMINGO: 07h30 – Capela N.Sra Aparecida.
10h00 – Matriz
19h30 – Matriz2ª Terça do mês 15h00 – Hospital Última Quinta mês 20h00 – Capela Bairro do coqueiro.1ª Sexta mês 15h00 – Matriz1ª Sexta mês 20h00 – Capela do Pau D’Alho

2ª Sexta mês 20h00 – Capela Bairro dos Dois Córregos

3ª Sexta mês 20h00 – Capela Bairro do Córrego Grande.

4ª Sexta mês 20h00 – Capela Bairro do Gonçalves

 

confissoes
Informações na Paróquia.