Missa dos Santos Óleos é celebrada na Sé Catedral Nossa Senhora Aparecida

Dom Otacílio celebrou na noite de ontem a Missa dos Santos Óleos, na Sé Catedral Nossa Senhora Aparecida – Catanduva/SP

Essa missa também é conhecida como Missa do Crisma ou Missa da Unidade. Os momentos marcantes são as bênçãos dos Santos Óleos dos enfermos, catecúmenos e crisma, outro momento é a renovação das promessas sacerdotais. Momento de fé e unidade da Igreja Católica Apostólica Romana.

Ainda nesta missa foram trazidos os envelopes com o gesto concreto da Campanha da Fraternidade das Pároquias.

E no final da celebração, Dom Otacílio entregou aos representantes das paróquias uma mensagem de Páscoa para ser lida em todas as missas neste final de semana.

Qual o significado do óleo?

A palavra “Óleo” é de origem latina, “oleum”, derivada do grego “élaion”, que faz referência ao óleo extraído dos olivais (élaia).

Este tem a finalidade de fazer brilhar o rosto (Sl 103,15) e é símbolo da alegria (Sl 44,8). Ser ungido pelo óleo significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Mesmo edifícios e objetos podem ser consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo também alivia as dores e fortalece os cristãos, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis.

Quais são os óleos usados na Liturgia?

Óleo dos Catecúmenos

Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, liberta-o e prepara para o renascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo do Crisma

Feito de mistura de óleo e bálsamo, significa a plenitude do Espírito Santo. O cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Enfermos

Usado na Unção dos enfermos, este óleo significa a força do Espírito de Deus para a pessoa provada pela doença e pelo avanço da idade. Traz fortalecimento da pessoa enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A Unção dos Enfermos pode propiciar a cura física e espiritual, dá o perdão dos pecados e a conformidade com o desígnio de Deus.

SEGUE UM LINK ONDE É POSSÍVEL ACESSAR MAIS DE 280 FOTOS QUE DA MISSA DE ONTEM!