Os padres José Luiz e Fábio Pagotto visitaram a Escola Diaconal de Curitiba

Os padres José Luiz e Fábio Pagotto visitaram, nos dias 21 e 22/02, a Arquidiocese de Curitiba – PR no intuito de colherem informações a respeito dos trabalhos dos diáconos permanentes neste local, visando dar início à formação de diáconos permanentes na Diocese de Catanduva. Eles foram acolhidos e acompanhados por D. José Mário Angonesse, bispo auxiliar, e pelo Pe. João Batista Chemim, fundador e diretor da Escola Diaconal. 01

História da Escola Diaconal na Arquidiocese

• Início da Escola Dioaconal em 2005, com a organização do projeto e conteúdo programático.
  • Início das aulas em 2006, contando com uma média de 20-25 alunos por sala.
  • Hoje a arquidiocese possui 95 diáconos permanentes.

A formação tem como base principal os documentos 74 e 96 da CNBB, referentes ao diaconado permanente.

Desafios encontrados:

• Conscientização, aceitação, acolhida por parte do clero diocesano
  • Superar a visão do Diácono apenas “em torno do altar”

Meta para o Diaconato na Arquidiocese:

• Desenvolver, em primeiro lugar, seu trabalho pastoral em sua área de atuação profissional (educação, saúde, etc.)

Escola Diaconal:

• Extensão universitária, vinculada à PUC Curitiba
  • Carga Horária: 1600 horas/aula, sendo 300 horas de estágio pastoral.
  • 3 anos de duração
  • 20 encontros de formação por ano (15 em 15 dias)
  • Presença obrigatória: 80% das aulas
  • Internato para convivência
  • Horário: oração – formação – convivência
  • Análise Psicológica e Social do candidato durante o período formativo
  • 2 encontros anuais para os Diáconos e Esposas.

Admissão à Escola Diaconal:

Para ser admitido à Escola Diaconal o candidato precisa ter no mínimo 35 anos de idade e 5 de matrimônio, caso seja casado, ter a aprovação do pároco e dos Conselhos de Pastoral e Econômico da paróquia onde frequenta, o aval da esposa e ter sido aprovado no Vestibular.

A Arquidiocese forma diáconos em duas modalidades: homens casados e solteiros celibatários.

Após o término do curso o candidato recebe os Ministérios de Leitorado e Acolitado