Papa Francisco acolhe renúncia de dom José Alonso

0

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, na manhã de hoje, 16 de setembro, a decisão do papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado pelo bispo da diocese de Cajazeiras (PB), dom José González Alonso, de acordo com o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico.

Dom José González é natural de Sobradillo (Espanha), nascido em 12 de julho de 1940.  É filho de José González Marcos e Maria del Rosario Alonso Mendez. Foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1964, na Espanha, e bispo, em 18 de março de 1995. Tem como lema episcopal “Fides et vida” (Fé e vida). É especialista em Teologia Dogmática, com formação, também, em Pedagogia Catequética e História da Igreja

Missão na Paraíba 

Durante 14 anos, dom José González esteve à frente da diocese de Cajazeiras, sendo o sétimo bispo desta igreja local. Sucedeu dom Matias Patrício de Macedo que ocupou a função de 1990 a 2000.

Em sua trajetória episcopal, dom José Alonso foi bispo auxiliar de Teresina (PI), referencial da Pastoral Familiar, da Catequese, juiz do tribunal eclesiástico e diretor espiritual da Renovação Carismática Católica (RCC), no regional Nordeste 4 da CNBB. Também integrou a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (2003 a 2007), referencial da Pastoral Familiar do regional Nordeste 2 e membro efetivo do Conselho Deliberativo do Movimento de Educação de Base (MEB).

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.