Papa nomeia bispo para São João da Boa Vista

0

O papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, o pedido de renúncia do governo da diocese de São João da Boa Vista (SP) apresentado por dom David Dias Pimentel (à esquerda na foto), em conformidade com o cânon 401 §1º. No mesmo ato, o pontífice nomeou para a Igreja particular dom Antônio Emídio Vilar (à direita), atualmente bispo da diocese de São Luiz de Cáceres (MT).bispo-de-sao-joao-da-boa-vista

Dom Antônio Emídio Vilar nasceu em 14 de novembro de 1957, em São Sebastião do Paraíso (MG). Salesiano, fez sua profissão religiosa em janeiro de 1976. Sua ordenação presbiteral aconteceu em Batatais, no dia 09 de agosto de 1986, e a episcopal foi em 27 de setembro de 2008, em São Paulo (SP).

Dom Vilar tem mestrado em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana – Roma e iniciou doutorado em Liturgia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo.

Antes do episcopado, dom Antônio Emídio Vilar atuou, entre outras atividades, como juiz do Tribunal Eclesiástico de Aparecida (SP); diretor do aspirantado, em Pindamonhangaba (SP); diretor, coordenador de estudos e professor no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo e membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito vice-presidente do regional Oeste 2 da CNBB.

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.