Paróquia Santa Adélia dá início as comemorações do Centenário da fundação da Paróquia (1916-2016)

A Paróquia Santa Adélia iniciou as comemorações rumo ao centenário da fundação da paróquia que acontecerá dia 25 de Junho do próximo ano com o lema: “Paróquia Santa Adélia: Acolhe, transforma e envia para a missão!” Para dar início, foram restauradas as imagens dos quatro anjos que ficam no Altar-Mor e a imagem de Santa Adélia. A entronização da imagem ocorreu ontem na Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano de Catanduva, Dom Otacílio, e concelebrada pelo pároco, padre José Carlos. Centena de fieis, autoridades, antigos moradores da cidade e seminaristas da paróquia participaram da Eucaristia. Também foi apresentada à comunidade a equipe responsável pela realização do Centenário. Antes da celebração, a Imagem foi recepcionada pelos fieis na entrada da cidade e, logo após, fizeram uma carreata pelas ruas da cidade até a Matriz.
A paróquia foi criada por Dom José Marcondes, bispo de São Carlos, em 25 de Junho de 1916 que até então era capela da Paróquia São João Batista da cidade de Ariranha. Em 1921 foi lançada a primeira pedra para a construção da Matriz com a direção do Padre Leão. Com incansável esforço o padre quer ver a nova igreja ao menos levantada. Isso foi possível em 1925. Após a construção, o próximo padre, Frei Estevão, trabalhou o aspecto espiritual da paróquia. Nesse período é fundada a Pia União das Filhas de Maria e dois meses depois o Apostolado da Oração. Em 1933 começa a construção da capela de Vila Botelho dedicada a Santa Teresinha, o Altar para São José e Nossa Senhora em Ururaí e a conclusão da construção da Matriz. Nesta época a paróquia passou a pertencer a nova Diocese de São José do Rio Preto. Em Junho de 1937 houve a inauguração do Distrito de Santa Rosa com a primeira Comunhão de 38 crianças do local. Muito dos frutos foram colhidos pelo esforço da comunidade e dos padres que por aqui passaram. Merece destaque o Padre Nicolau Miranda que no dia 15 de Dezembro de 1948 institui o Dia Litúrgico da Padroeira Santa Adélia para o dia 16 de Dezembro. Por longos anos de testemunho de fé, a paróquia pertenceu às dioceses de São Carlos, São José do Rio Preto, Jaboticabal e, atualmente, Catanduva.
Ao longo do ano serão realizadas mais comemorações do Centenário da paróquia. Que Santa Adélia, rainha e patrona, interceda a Deus por todos aqueles que trabalham nesta paróquia e se empenham na realização do Reino de Deus nesta cidade. Que a paróquia possa transformar aqueles que acolhem e enviá-los sempre à Missão, como diz o lema!