Páscoa: Cada vez mais adultos recebem o Batismo

0

Milhares de pessoas entram na Igreja Católica depois de um percurso de preparação que culmina na Vigília Pascal

O número de adultos a pedir o Batismo está a aumentar em Portugal, onde a maioria dos católicos, no entanto, continua a receber este sacramento antes do primeiro ano de vida (perto de 56 mil).

CRESCE O NÚMERO DE BATISMO DE ADULTO EM PORTUGALEm 2012, segundo os últimos dados disponibilizados pela Conferência Episcopal Portuguesa, foram quase seis mil as pessoas que se tornaram católicas depois dos 7 anos, idade que a tradição da Igreja associa aos que “atingiram a idade da razão”.

Os Batismos depois dos 7 anos representam, em todo o mundo, cerca de 16,5% do total, percentagem que em Portugal está nos 9,3% (6,9% em 2007).

A diminuição do número total de Batismos (74 625 em 2007; 61 963 em 2012) é acompanhada pelo aumento percentual de quem recebe o sacramento mais tarde.

A Diocese do Algarve, por exemplo, anunciou que 35 adultos pediram para serem admitidos na Igreja Católica esta Páscoa, altura em que vão receber os sacramentos da iniciação cristã.

Desde os primeiros tempos da Igreja Católica, o processo de tornar-se cristão implicava um percurso estruturado, em fases diversas, que culmina com o Batismo na Vigília Pascal.

A importância deste gesto é tal que se considera que a liturgia batismal da Vigília só atinge a sua plenitude quando se celebra o Batismo de adultos, ou pelo menos de crianças.

O processo destinado a atingir a fé e os conhecimentos requeridos pelo Batismo e restantes sacramentos da iniciação cristã – Confirmação (ou Crisma) e Eucaristia – demora pelo menos três anos.

A iniciação cristã dos adultos começa com o pré-catecumenado, seguindo-se um tempo ligado ao conhecimento de Jesus, da Igreja e das verdades da fé cristã, denominado de catecumenado, onde se inclui o Rito de Eleição, que marca a transição das catequeses para a vertente espiritual.

Depois de terem recebido os sacramentos da iniciação, os adultos aprofundam o conhecimento sobre o cristianismo e inserem-se progressivamente na vida das comunidades.

O catecumenado, tal como foi pensado pela Igreja nos primeiros séculos, é a instituição que tem a missão de acompanhar estas pessoas no itinerário de fé até aos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia.

Fonte: Agência Ecclesia – Portugal

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.