Peregrinações pelo mundo sem sair de casa: a gente explica como fazer

0

Quer fazer uma peregrinação ficando comodamente sentado no sofá da sua casa? Hoje, você pode fazer isso graças a algumas oportunidades que santuários famosos oferecem a quem não pode visitá-los fisicamente.aparecida

A peregrinação virtual acontece em vários portais da internet, que tentam transmitir ao peregrino a espiritualidade desses lugares. A Aleteia apresenta alguns “pousos” possíveis.

As cidades-santuários na França

Na França, para destacar a relação inseparável entre cultura e espiritualidade nos grandes locais de peregrinação, foi criada a associação das cidades-santuários, cujo portal engloba uma série de locais, desde Alençon (onde nasceu Santa Teresinha do Menino Jesus e viveram seus pais, os Santos Esposos Martin) a Vzelay (cuja basílica romana dedicada a Santa Maria Madalena é também uma etapa do Caminho de Santiago), passando pelo principal santuário da Bretanha, ou seja, Ste-Anne d’Auray, o milenar mosteiro de Monte Sant-Michel; Paray-le Monial (onde aconteceram as aparições do Sagrado Coração a Santa Margarita Maria Alacoque) e, naturalmente, Lourdes, destacando para cada lugar suas especificidades artísticas e religiosas. (www.gazzettadiparma.it, 9 enero).

A rota mariana na Espanha

Semelhante, mas focada na devoção à Virgem, a Rota Mariana traça um itinerário entre França, Andorra e Espanha, que leva desde Lourdes até Meritxell, Torreciudad, El Pilar e Montserrat.

História e fé no Canadá

Do outro lado do Atlântico, no Canadá, o site www.sanctuairesquebec.com mostra o caminho que combina patrimônio histórico e fé, através da catedral de Notre-Dame de Quebec, os santuários de Sainte-Anne-De-Beaupré e Nossa Senhora do Cabo, o oratório de São José do Monte Real e a capela de Santo Antônio. Ao turista, são oferecidas dicas para organizar a viagem e informações sobre celebrações e orações com intenções que podem ser enviadas online.

De Santo Antônio a São Francisco 

São muitos os lugares que permitem acompanhar as celebrações por webcams, além de enviar, através da internet, intenções de oração, assegurando que serão levadas ao altar ou à imagem do santo de devoção. Esses lugares vão desde a Basílica de Santo Antônio de Pádua, o santuário de São Francisco de Assis, que transmite missas e vigílias através do Facebook, até a clausura do Mosteiro de Visitação do Treviso.

De Paris a Manitoba

No estrangeiro, pode-se (virtualmente) viajar desde a Capela da Medalha Milagrosa, em Paris, à Igreja de São José, em Manitoba, que abriga os restos do beato Vasily Velichkovsky, evitando, assim, a distância entre o Canadá, onde está o falecido, e a distante Ucrânia, onde terminou seu ministério.

As velas virtuais

Também há muitos lugares que permitem acender velas virtuais, como a igreja romana de Sant´Andra delle Frate  e a Catedral de Santiago de Compostela.

Principais Destinos no Brasil 

No Brasil, também é possível conhecer, virtualmente, alguns santuários. O mais conhecido deles, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, São Paulo, disponibiliza, em seu site, a transmissão ao vivo de Missas e terços. Também é possível conhecer o local através de um tour virtual em 360º  e acender velas virtuais.

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, também oferece tour virtual, transmissão de novenas e missas pelo portal http://www.paieterno.com.br/site/oracao/velas-da-fe/

Saiba mais sobre esses destinos de peregrinação em Aleteia Viagem.

Escolha seu destino e aproveite! É a tecnologia a favor da fé!

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.