Quaresma

QUARESMA: TEMPO FORTE A CAMINHO DE UM TEMPO AINDA MAIS FORTE

A quaresma acontece num determinado tempo que se inicia e termina. É chamada de Tempo Forte. Porém não devemos nos esquecer de que este tempo forte é apenas um caminho que nos conduz para um tempo ainda mais forte: A Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

QUARESMAO tempo quaresmal, como a própria palavra nos indica, acontece num período de quarenta dias. Como é um tempo limitado, ele deve ser vivenciado com a maior intensidade possível, caso contrário ele termina sem ter cumprido o seu objetivo.

O ser humano é matéria e espírito ao mesmo tempo, no entanto nem sempre estamos conscientes desta realidade. Ou favorecemos mais o espiritual ou o material. Caso isto aconteça, haverá um déficit na pessoa humana. Por isso é importante entendermos e aceitarmos de que somente seremos seres humanos equilibrados se cuidarmos tanto do espírito quanto da matéria. Nenhuma dessas duas realidades deve ser ignorada ou descuidada. Por isso a Igreja sempre nos lembra que a quaresma é um tempo que deve nos ajudar  a intensificar ainda mais a prática da oração, da leitura e meditação da Palavra de Deus, da penitência, do jejum do perdão, etc. Essas práticas, voltadas mais para o espiritual, devem conduzir a pessoa a agir na sociedade com mais amor, despojando-a do egoísmo, do ódio e do rancor. Assim o aspecto material será cuidado e favorecido, pois uma pessoa convertida só poderá agir ajudando este mundo, nossa morada temporária, a ser melhor para todos.

Muitas vezes há dúvidas sobre o que deve ser cuidado, ou praticado, em primeiro lugar: se é o espiritual ou o material. Acredito que muito raramente alguém possa ser uma pessoa realmente convertida a Jesus Cristo, passar a amar como ele nos pede e nos ensina, somente pelo fato de ter realizado boas obras. Mas entendo que uma pessoa realmente convertida passará, necessariamente, a agir corretamente, a pratica a justiça, a cuidar melhor do próximo de próprio planeta onde vive. No entanto devemos estar atentos e sabermos distinguir a verdadeira da falsa conversão. Muitos poderão dizer que são cristãos, mas não sê-los de fato. Jesus se refere a essas pessoas no Evangelho quando diz que se apresentarão ao mundo como seus seguidores, porém isto não é verdade. Estes não terão parte no Reino Celeste. Isto quer dizer que proclamaram ser convertidos, porém tudo isto era uma farsa. Jesus lembra que os verdadeiros filhos de Deus agem como tal.

A finalidade principal do tempo quaresmal é conduzir a pessoa a se preparar bem para a grande celebração, a maior na esfera cristã, da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não se pode perder isto de vista: a quaresma só existe como um itinerário que desemboca no tríduo pascal. Caso contrário, será um tempo isolado que não terá nenhuma influencia em nossas vidas. Poderá até levar as pessoas a algumas práticas devocionais, no entanto acabará caindo no vazio.

Faça a sua caminhada durante esta quaresma esperando chegar no ponto final: bendizer a Deus pelo fato maior e inusitado que é a Ressurreição de Jesus Cristo, que te conduzirá à Páscoa Eterna, após sua morte e ressurreição.