Regional Leste 1 elege nova presidência

0

Os bispos do Conselho Episcopal Regional (Conser) Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o estado do Rio de Janeiro (RJ), elegeram a nova presidência durante reunião realizada na última quarta-feira, 1º, no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Além da presidência, foram eleitos os bispos referenciais para as pastorais, movimentos e organismos.

O arcebispo de São Sebastião (RJ), cardeal Orani João Tempesta, foi reeleito e segue à frente da presidência do regional. Como vice-presidente, foi eleito o arcebispo de Niterói (RJ), dom José Francisco Rezende Dias, que era até então o secretário do regional. O bispo de Duque de Caxias (RJ), dom Tarcisio Nascentes dos Santos, foi eleito secretário.

Dom Orani foi eleito também para representar o regional junto ao Conselho Permanente da CNBB. Dom José Francisco foi escolhido suplente.

Conser

O Conselho Episcopal Regional Leste 1 da CNBB reúne todas as arquidioceses e dioceses do estado do Rio de Janeiro, que constituem duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói. Compõem a Província de São Sebastião do Rio de Janeiro a arquidiocese do Rio de Janeiro (sede); as dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu e  Valença. Já a Província de Niterói compreende a arquidiocese de Niterói (sede); e as dioceses de Campos dos Goytacazes, Petrópolis; Nova Friburgo e a Administração Apostólica São João Maria Vianney, também com sede em Campos.

A missão do regional é fomentar a comunhão entre os bispos e, por meio do diálogo, garantir maior unidade no processo de evangelização.

Com informações e fotografia do regional Leste 1

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.