Santa Sé nos 50 anos da Populorum progressio: supreendente atualidade

0

“Colher como os ensinamentos de Paulo VI, por sua surpreendente atualidade, respondem também aos desafios do atual contexto sociocultural – marcado pela interdependência planetária, eclodida com a globalização –, da prolongada crise econômica e do mais recente fenômeno dos refugiados.”

Pope Paul VI, Giovanni Battista Montini, is pictured in an undated portrait from the Vatican. Elected pope June 21, 1963, he reconvened the Second Vatican Council  following the death of Pope John XXIII. Pope Benedict XVI advanced the sainthood cause of Paul VI by issuing a Dec. 20 decree recognizing that he had lived Christian virtues in a heroic way. (CNS photo) (Dec. 20, 2012) See POPE-CAUSES Dec. 20, 2012.

Segundo afirmou o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Angelo Vincenzo Zani, esse foi o objetivo do Simpósio sobre “Educação e desenvolvimento para a paz entre os povos”, concluído este sábado em Brescia – região italiana da Lombardia –, na sede da Universidade Católica.

O evento acadêmico teve lugar por ocasião dos 50 anos da Carta encíclica “Populorum progressio” (celebrados este domingo, 26 de março) e dos 60 anos dos Tratados de Roma – que instituíram a Comunidade Econômica Europeia (CEE).

“A Populorum progressio deu decididamente uma orientação mundial à Doutrina social da Igreja no campo social que, até aquele momento, tinha sido abordada numa ótica prevalentemente europeia”, disse o arcebispo no Simpósio.

“A verdade do desenvolvimento consiste na sua integralidade: se não é do homem por inteiro e de todo homem, o desenvolvimento não é verdadeiro desenvolvimento.”

Para Dom Zani, essa é uma das afirmações-chave da encíclica de Paulo VI, na qual se encontra a própria “fonte de inspiração” também o compromisso da Congregação para a Educação Católica, que tem a finalidade de acompanhar mais de 215 mil escolas católicas e 1.865 universidade católicas, frequentadas por cerca de 60 milhões de estudantes, entre os quais um alto percentual pertencentes a culturas e religiões não-cristãs.

Por Rádio Vaticano

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.