Setembro, mês da bíblia.

“Sua mãe disse aos serventes: ‘Fazei tudo o ele vos disser’” (Jo 2,5)

Mês de Setembro, para nós católicos, é dedicado à bíblia, Palavra de Deus dirigida a todo ser humano.

BIBLIA 1A Palavra de Deus não é apenas um som vocálico, ela é o próprio Deus. É Deus se dirigindo a nós para nos ajudar, nos orientar a viver plenamente nossa humanidade e nossa espiritualidade. E Deus faz isto porque nos ama. Mas num mundo globalizado nos deparamos com muitas palavras, muitas mensagens, muitas notícias que nos influenciam e nos deixam em dúvida por qual caminho devemos seguir. E a Palavra de Deus vem misturada com outras palavras, outros chamados. Por isso é importante a leitura e meditação da Palavra de Deus para encontrarmos o alicerce sobre o qual edificaremos nossas vidas. Devemos ser pessoas decididas, e não sermos como folhas levadas ao vento.

As Sagradas Escrituras são para nós caminhos de diálogo com o nosso Deus. Eu devo falar com Ele, porém tenho também que dar espaço, tempo para que Ele fale comigo. É um diálogo realizado no amor de pai para filho.

A cena do trecho do evangelho de João supracitado nos remete para um diálogo respeitoso e carinhoso da mãe de Jesus com Ele. E a conclusão foi de confiança total Nele: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. É muito importante prestarmos atenção nisso. Se não estivermos dispostos a fazer tudo o que Deus nos pede, e se não confiarmos totalmente Nele as nossas leituras e meditações de sua Palavra serão em vão e não surtirão nenhum resultado. Porém, há pessoas que se dispõem a viver o que Deus pede somente naquilo que lhes interessa, por isso suas vidas perdem o sentido. Ao iniciarmos uma construção não podemos usar somente o material que queremos, mas todos que são necessários. A obra de Deus em nós será realizada totalmente. Ela não será feita pela metade. Assim também não podemos ser mais ou menos cristãos, mas cristãos por completo.

A vida humana só se torna vazia, sem sentido quando não se vive em obediência ao Senhor. E esta obediência deve quebrar nossos conceitos, conhecimentos e artimanhas que impedem Deus de realizar a transformação da nossa vida.

Aproveite este mês da bíblia e se coloque em oração num estado de humildade, com a Palavra de Deus na mão e no coração. Deixe Deus revirar a sua vida, realizar em você uma verdadeira metanóia, que significa uma mudança do que é essencial para sua vida; uma profunda mudança de caráter.

Que Ele nos dê a graça da humildade e da escuta de sua Palavra.

Amém!

D. Otacilio Luziano da Silva