Tempo da Quaresma e recolhimento interior

0

“A Quaresma não tem um tempo fixo no calendário litúrgico. Ela precede a Páscoa da Ressurreição, que não tem uma data fixa para ser celebrada. Assim, a Quaresma antecede a Páscoa, preparando-a.

A Quaresma é um tempoQUARESMA de recolhimento, de deserto interior, de um voltar-se para dentro de si mesmo, da família, da comunidade. É encontrar e ter tempo para reavaliar a própria vida e a vida da comunidade, descobrindo o que há de errado e o que deve ser mudado para melhor.

No passado a Igreja orientava para que no tempo da Quaresma não se realizassem bailes, festas, e se evitassem barulho em excesso. Essas recomendações, o não falar alto demais, não gritar, não escutar música em volume elevado, não promover bailes e festas, etc. nada mais eram, e são, do que pequenas atitudes que visavam criar um clima favorável à interiorização, à meditação, à reflexão, à oração, ao exame da própria vida, à decisão de optar por ser uma nova criatura. O silêncio externo visava a abertura e a atenção para o interno (interior). Portanto, a Quaresma tem como característica não a tristeza, e sim a quietude que favorece a mudança de vida (conversão).”

 

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.