Time de padres brasileiros avança para quartas na “Copa do Mundo Pontifícia”

0

i preciso chegar aos pênaltis para decidir: após o empate em 1 x 1 no tempo regulamentar, o time do Colégio Pio Brasileiro, de Roma, garantiu a classificação para as quartas de final da Clericus Cup, a “Copa do Mundo Pontifícia”, com uma rodada de antecedência.site

A equipe de padres brasileiros superou o time do Colégio Vaticano Anselmiano, que perdeu a última cobrança na partida de domingo (20), terminada assim em 4 x 3. O Pio Brasileiro encerrará a sua participação na fase de grupos da competição em segundo lugar no grupo D.

Nesta quinta-feira (23), os “atletas” participarão de uma jornada formativa fora dos campos: na Universidade Gregoriana, em Roma, teólogos e preparadores físicos qualificados vão debater a relação entre a elevação da alma e o treinamento físico na vida cristã.

A próxima partida do Colégio Pio Brasileiro é neste domingo, 26 de março, contra o Colégio Mater Ecclesiae, apenas para cumprir tabela. As quartas de final serão disputadas em 6 de maio.

A CLERICUS CUP

A Clericus Cup, ou Campeonato Mundial Pontifício, reúne 404 padres de 66 nacionalidades em 18 times. Trata-se de uma iniciativa de integração e convivência fraterna entre os sacerdotes e seminaristas que estudam em Roma. Por isso mesmo, o campeonato adapta as regras do futebol tradicional para lhes dar um sentido mais transcendente: não há cartões amarelo e vermelho, por exemplo, mas apenas o “cartão azul”, que é levantado pelo árbitro quando algum jogador fica de cabeça mais quente que o adequado. Nesse caso, o atleta que cometeu a indisciplina é convidado a “refletir sobre o que fez” durante 5 minutos. Além dessa educativa adaptação, outra diferença é que cada tempo das partidas dura meia hora em vez de 45 minutos. As rodadas são realizadas aos sábados e domingos, distribuídas entre 4 grupos na primeira fase.

Os jogadores brasileiros reconhecem, com humildade e bom humor, que o histórico do seu colégio na Clericus Cup não tem tido a mesma “aura de lenda” que ainda envolve o futebol brasileiro mundo afora (apesar do clamoroso vexame protagonizado pela Seleção na Copa 2014). A melhor colocação dos padres e seminaristas do Pio Brasileiro na história do campeonato pontifício, até agora, foi o modesto terceiro lugar na edição de 2010.

Para acompanhar o andamento da competição é só acessar o site da Clericus Cup, que traz de notícias à tabela de jogos.

Ajude-nos a divulgar compartilhe !!!.