Catanduva terça-feira, 27 julho 2021

Para edificar o Corpo de Cristo, que é a Igreja, Deus Pai, por meio do Espírito Santo, elege alguns de seus filhos para o ministério ordenado. No dia 25 de junho de 2021, às 19h na Paróquia São José da Santíssima Trindade em Novo Horizonte – SP, em solene Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Valdir Mamede, a Igreja Particular de Catanduva elegeu um de seus membros: o seminarista Tales Eduardo Gasparini para receber o Sacramento da Ordem, no grau do Diaconato. A celebração contou com a presença do clero de Catanduva, dos seminaristas diocesanos, familiares e amigos, além de fiéis leigos de várias paróquias da diocese e também de outros lugares, sendo observadas, porém, todas as regras de prevenção à pandemia de COVID-19.

Nascido aos 06 de dezembro de 1993 em Catanduva, o seminarista Tales é filho mais velho de Antônio Aparecido Gasparini e Marlene Herrera Bueno Gasparini. Tendo ouvido o chamado de Deus por meio da Igreja, ingressou no Seminário Nossa Senhora da Esperança, em Catanduva, aos 12 dias de fevereiro de 2012 para cursar o Propedêutico. Contudo, para um maior discernimento vocacional, desligou-se da formação aos 15 dias de novembro de 2012. Após um pouco mais de crescimento, amadurecimento e acompanhamento vocacional, reiniciou sua formação aos 26 de janeiro de 2014, residindo agora em São José do Rio Preto – SP no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus. Entre os anos de 2014 e 2016 graduou-se em Filosofia no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus.

Nos anos de 2017 a 2020, atendendo aos apelos da Equipe de Formação Diocesana, foi enviado para Belo Horizonte – MG. Lá, residindo nas Fraternidades Dom Hélder Câmara e Dom Luciano Mendes de Almeida tornou-se Bacharel em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
Desde o dia 20 de dezembro de 2020 realizou o seu estágio pastoral de preparação para a Ordenação Diaconal na Paróquia Santo Antônio de Pindorama – SP. Já como diácono, Tales Eduardo Gasparini foi nomeado pelo Bispo Diocesano Dom Valdir Mamede para auxiliar na formação dos seminaristas do Propedêutico e também auxiliar na Paróquia Imaculada Conceição de Catanduva. Ser diácono é estar a serviço da Igreja, do povo de Deus, do anúncio da Palavra e da caridade e por isso o lema escolhido por Tales que guiará o seu ministério diaconal é
tirado da 1ª Carta de Pedro 4,10: “Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu”.

Assim, a construção de uma nova sociedade passa pelo serviço aos irmãos e irmãs, sendo os dons de cada pessoa destinados para a edificação da Igreja e para a glória de Deus.
Rezemos continuamente por todas as vocações e que as pessoas possam responder com generosidade ao seu chamado: “Eis-me aqui, Senhor! Envia-me” (Is 6,8).

 

Share.