Projeto ‘Dentista do Bem’ oferece tratamento odontológico gratuito para jovens de 11 a 17 anos.
Maior triagem odontológica do mundo o projeto seleciona crianças e jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. A Paróquia Imaculada Conceição de Catanduva foi uma das Comunidades contempladas do Brasil. Com voluntários espalhados em 1.500 municípios brasileiros, 12 países da América Latina e Portugal, o projeto Dentista do Bem já atendeu mais de 3.500 jovens no Rio de Janeiro. Exclusivo para adolescentes entre entre 11 e 17 anos, o tratamento é realizado no consultório do próprio dentista voluntário.
A triagem terá início ainda neste mês de Agosto e será nas dependências da própria Comunidade Paroquial e o objetivo é acompanhar o atendido até o início da idade adulta.
Um dos organizadores explica ainda que, após a triagem, é feita uma seleção dos jovens, de acordo com o grau de necessidade de cada um. “Coletamos o maior número de informações para que nosso retorno seja o mais rápido possível e o jovem chegue a cadeira do dentista o quanto antes. Os que tiverem problemas bucais graves e os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade”, afirma.
———————————————————————————————————-
DIMENSÃO SOCIAL DA PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO DE CATANDUVA FAZ RODADA DE PALESTRAS SOBRE SAÚDE MENTAL
Objetivo é conscientizar a comunidade para uma boa qualidade de vida mental e social.
A Dimensão Social da Paróquia Imaculada Conceição realiza a Semana de Palestras sobre a Importância da Saúde Mental, de 27 a 30 de Agosto. Organizada pela Psicóloga Aline Brino, que também coordena as Redes de Comunidades Missionárias da Paróquia, as palestras acontecerão no bairro Residencial Pachá, onde está a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, e poderá percorrer todos os bairros que fazem parte da Paróquia.
O objetivo é a conscientização da Comunidade quanto aos riscos que uma má qualidade de vida e fatores como estresse e pressões da família podem oferecer aos indivíduos. “A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. … Além de ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada à qualidade de vida no meio em que vivemos”, disse a Psicóloga, que orienta: “Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a saúde mental influencia o bem-estar do indivíduo como um todo… Sendo assim, cuidar da saúde mental se torna fundamental para ter uma vida equilibrada em suas diversas necessidades e prevenir a manifestação de demais doenças”.