Pe. JOSÉ JÚLIO AZARITO

Telefone: (17) 3522-1247
E-mail[email protected]

PADROEIRO DA PARÓQUIA

Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem de Fátima em três cilos: Angélico, Mariano e Cordimariano.

Nossa Senhora de Fátima – Dia da padroeira 13 de maio

O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia.

Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano.

Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos.

Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.

Expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: “Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!”

SOBRE A PARÓQUIA

No ano de 1988 o Pe. Fernando Henrique Ferreira Pinto, juntamente com o Sr. Osvaldo Antônio da Fonseca e o Sr. Bento Pereira, conseguiram da Prefeitura Municipal de Catanduva como doação um terreno para a ereção de uma igreja.

Que foi doado pelo Prefeito, Sr. José Alfredo. Criação e ereção da quase paróquia N. S. de Fátima de Catanduva- SP – ainda em 1988, recebemos como doação a réplica da imagem de N. S. de Fátima esculpida em Portugal que foi doada pela Senhora Carmen Ruetti. No dia 17 de Dezembro de 1998 tivemos a posse do 1º pároco Pe. Lino Zagarella Cerenzía pelo Dom Orani João Tempesta Bispo de São José do Rio Preto – SP. Inicio da comunidade foi com movimentos, grupo de oração, vicentinos, apostolado da oração, ministros da Eucaristia, pastoral da criança, pastoral da saúde, legião de Maria e coroinhas.

No dia 09 de Fevereiro 2002, com o decreto da nova Diocese de Catanduva, é nomeado 1º Bispo, Dom Antônio Celso de Queiroz.

FOTOS DA PARÓQUIA