Pe. MARCELO EDUARDO BONIFÁCIO

E-mail[email protected]

PADROEIRO DA PARÓQUIA

São José – Dia do padroeiro 19 de março

Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.
Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.
No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).
O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.
Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

SOBRE A PARÓQUIA

A Igreja São José, foi construída tendo à frente o Monsenhor Albino, e uma equipe de leigos do bairro da Vila Celso, como a família Riva, Pascoal Oliveira, Januário Camões, Mário Borges e outros, liderados pelo Sr. Aurélio Belintani.

A capela teve vários sacerdotes que auxiliaram na parte religiosa, como, Pe. José Botta, Pe. Efren, Pe. Silvio e por último Pe. Serafim, que implantou vários movimentos: Apostolado da Oração, Vicentinos e grupo de jovens.

Em 1979 pensando em passar a capela para paróquia, veio um sacerdote recém ordenado, Pe. José Pietroboni Rotta, mas ele não aceitou ficar por ter feito voto de pobreza e preferiu ir para São Miguel Paulista-SP, lutar pelas causas sociais.

A criação da Paróquia São José se deu no dia 1º de maio de 1980, com a presença de Sua Excia. Revma Dom José de Aquino Pereira, DD. Bispo Diocesano de Rio Preto. Pe. Adélio Vian, rio grandense do sul, vindo da cidade de Rio das Pedras, região de Piracicaba, foi o primeiro vigário da nova Paróquia de Catanduva-SP.

A igreja foi se tornando pequena, e logo foi questionada a necessidade de uma nova construção. No início de 1985 teve início as obras da nova igreja, tendo á frente o Pe. Adélio, Luiz Rael , Sr. Aurélio e como construtor o Sr. Pedro Citolino e sua equipe de trabalho.

Pe. Adélio queria inaugurar a nova igreja no dia da fundação da Paróquia, mas não foi possível, e assim foi inaugurada no dia 29/06/1986, com uma via sacra e vários quadros de azulejos: Nossa Senhora, São José , Jesus sobre as águas, O carpinteiro e o Bom Pastor. A antiga construção tinha 254 m² e a nova 486 m².

Em 1995, com a chegada do novo pároco, após a morte do Pe. Adélio Vian, Pe. Geraldo Battaglini, viu a necessidade da construção de salas ao redor da igreja, pois havia a dificuldade da catequese ser ministrada nas escolas do bairro. Para isso foi usado o antigo estacionamento e foram construídas 6 salas e 2 banheiros, tendo como construtor o Sr. Heitor Nóia e sua equipe.

Em 2008, o Pe. Luciano Antonio Gonela, assumiu como o 3º pároco da Paróquia São José, pois o Pe. Geraldo foi aposentado compulsoriamente e, ficou até 2014, quando tomou posse o 4º pároco desta Paróquia, Pe. Rosinei Aparecido Pessini, no dia 26 de abril de 2014. (Fonte: Mércia Martins)

FOTOS DA PARÓQUIA