Pe. DONISETE APARECIDO VITÓRIO

Telefone: (17) 3587-1424
E-mail[email protected]

PADROEIRO DA PARÓQUIA

Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

SOBRE A PARÓQUIA

A criação da Paróquia Imaculada Conceição foi iniciada no dia de sua padroeira, 8 de dezembro do ano de 1898.

A princípio era uma capelinha rústica, de pau a pique, barreada e coberta de sape, feita no centro de uma propriedade de 40 alqueires doada por Antônio Theodoro de Carvalho, no qual fez questão que a padroeira desta capela fosse a sua santa de devoção, Imaculada Conceição.

Foram se erguendo ao redor da capelinha algumas casas, logo formando um povoado, que foi crescendo e hoje é a cidade de Palmares Paulista.

A paróquia foi erigida canonicamente em 04 de fevereiro de 1990, pelo Bispo da diocese de Jaboticabal Dom Luiz Eugênio Perez e o seu primeiro pároco foi o padre Edson Luiz de Paula Almeida.

FOTOS DA PARÓQUIA