Catanduva sexta-feira, 24 setembro 2021

A Diocese de Catanduva – SP se prepara para, neste mês de junho de 2021, receber dois diáconos para integrar o seu clero. Para melhor preparação para o sacramento da Ordem no grau do diaconato que irão receber, os seminaristas Tales Eduardo Gasparini e Weisller Jefferson dos Santos participaram de um retiro no Mosteiro Cisterciense de Claraval – MG entre os dias 10 e 15 de maio de 2021.

O responsável por pregar o retiro e conduzir os seminaristas nos momentos de reflexão, interiorização e oração foi o Padre Lucas Araújo Dutra, O.Cist., que buscou nas obras dos Padres da Igreja e nos diversos escritos dos santos e santas – sobretudo nos de São Bernardo de Claraval – o modo de proceder e as responsabilidades dos pastores para com a porção do povo de Deus que a eles são confiados. Também a partir de tal abordagem, ressaltou a importância de uma vida de oração, em contato frequente com as Sagradas Escrituras e a formação permanente, tudo isso com o objetivo de melhor servir ao povo de Deus e levá-los sempre mais perto à presença do Senhor.

As funções principais do diácono é de proclamar a Palavra de Deus a todas as pessoas (cf. Mc 16,15) e a caridade (cf. At 6,1-7b) e justamente por isso, a preparação e o exemplo dos santos e santas, como também da Bem-aventurada Virgem Maria, tornam-se imprescindíveis, pois foram pessoas que fizeram de suas vidas uma oferta a Deus e um caminho a ser seguido para toda a humanidade.

A Ordenação Diaconal do seminarista Weisller Jefferson dos Santos ocorrerá no dia 18 de junho na Paróquia Santo Expedito de Catanduva – SP. Já a Ordenação do seminarista Tales Eduardo Gasparini ocorrerá no dia 25 de junho na Paróquia Santo Antônio de Pindorama – SP. Ambas as ordenações serão transmitidas ao vivo para a participação de todos os fiéis, visto que a cerimônia presencial será restrita devido à pandemia da COVID-19.

Share.