Seminário Diocesano

A formação dos presbíteros e dos candidatos como seguimento de Jesus cristo é um processo que exige objetivo geral, objetivo específicos e meios. O objetivo geral indica o rumo e o horizonte do processo de formação que serve de centro e eixo: formar o pastor do Povo de Deus como seguidor de Jesus Cristo. Os objetivos específicos apontam os diversos aspectos da vida e do ministério presbiteral a ser alcançados. Os meios definem os instrumentos, os espaços e os conteúdos oferecidos para alcançar o objetivo geral e os específicos.

O objetivo geral da formação dos candidatos à vida presbiteral e da formação permanente dos presbíteros é leva-los a ser santos, discípulos missionários, como ‘verdadeiros pastores do Povo de Deus, a exemplo de Jesus Cristo, Mestre, Sacerdote e Pastor’ (Lv 19,1; Ef 1,4) (OT, n.4).” Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil

Pe. Edson Roberto Morettim

Reitor